segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Actualização I

Há uns tempos publiquei um post ("eu sei menos que um miudo de 7 anos") em que troçava alarvemente com uma senhora radiologista que não conseguia ordenar as letrinhas CNAOSODA para formar a palavra CONSOADA acabando por provar perante todo o Portugal a sua descomunal inabilidade para com a ortografia. Bem, hoje recebo este mail:

"fi yuo cna raed tihs, yuo hvae a sgtrane mnid too. Cna yuo raed tihs? Olny 55 plepoe out of 100 can. i cdnuolt blveiee taht I cluod aulaclty uesdnatnrd waht I was rdanieg. The phaonmneal pweor of the hmuan mnid, aoccdrnig to a rscheearch at Cmabrigde Uinervtisy, it dseno't mtaetr in waht oerdr the ltteres in a wrod are, the olny iproamtnt tihng is taht the frsit and lsat ltteer be in the rghit pclae. The rset can be a taotl mses and you can sitll raed it whotuit a pboerlm. Tihs is bcuseae the huamn mnid deos not raed ervey lteter by istlef, but the wrod as a wlohe. Azanmig huh? yaeh and I awlyas tghuhot slpeling was ipmorantt! [if you can raed tihs forwrad it] "

Conclusão: a ser verdade que apenas 55/100 pessoas conseguem realmente perceber o que está escrito devemos supor que afinal a dita sra radiologista não é assim tão "burrinha" mas tem apenas uma "incapacidade" geneticamente originada e que lhe impossibilita proezas tão estrondozas como perceber uma palavra no meio de um amontoado de letras.
Helás! Eis portanto que tudo muda! Eu aconselho a dita senhora a reclamar junto dos tribunais uma indemnização que compense a humilhação a que foi sujeita ao lhe ter sido colocada uma questão à qual está biologicamente impossibilitada de responder. É que eu tenho a leve impressão que a auto-estima daquela alma nunca mais foi a mesma..



2 comentários:

Anónimo disse...

E s bem t lembras, nesse tal post q publicast a algum tempo atras tens 1 comment meu q s refere a esse mm e-mail q eu tb recebi ha 1s meses atras! :D
Eh extraordinario!! Eu fikei super surpreendida qd vi q conseguia ler o mail perfeitamente, pq nao fazia ideia q o cerebro trabalhava dessa forma!
Amazing!! :D

P.S.: No mail q eu recebi nao fazia referencia a apenas 55% das pessoas serem capazes d o ler! Portanto eu assumi q td a gente seria capaz! Dai as minhas desculpas aos radiologistas d Portugal! :D

Regina disse...

Quando recebi o mail vi logo que era disso que estavas a falar! daí que não resisti a colocar aqui o texto. De facto, ao que tudo indica, nem todos conseguem ler o que é desconcertante porque para quem consegue é super simples!!! bem já temos uma radiologista! Onde andarão os outros? Se passarem por este post desafio-os a deixarem comentário em sua defesa!! :P
estamos sempre a aprender não é? :)