domingo, 14 de outubro de 2007

Pouco Ortodoxa


Ou deverei dizer demasiado ortodoxa?

Hum...Estou um pouco confuusaaa.

Na verdade esta nova igreja Estou um pouco confuusaaa outra vez…igreja ou estádio?

É que mais parece um estádio e estando as suas fundações assentes em território luso a probabilidade de ser um estádio é elevada. Cabem lá cerca de 9000 almas: padres, freiras, bispos, arcebispos, cardeais, o Papa e comitiva, cerca de uma centena de peregrinos e ainda sobra espaço, imagine-se, para acolher algumas pessoas. É verdade: pessoas também podem entrar na nova igreja...mas não muitas!!! cerca de 10, vá 20 no máximo, que não se quer lá descrentes em demasia...

Uma verdadeira Catedral!

Melhor! É o novo Wembley da Santíssima Trindade!


Acho realmente interessante esta megalomania: 70 milhões de euros (capazes de fazer corar um santo!) e uma derrapagem temporal de 6 meses (bem ao estilo nacional)!!

-“E o que acha do custo deste projecto?" Pergunta o pertinente e provocador jornalista


-“Acho munto bem” responde com divina certeza a octogenária, residente na Cova da Iria e que por pouco não viu o milagre ao vivo e a cores, “É dinheiro pró Nosso Sinhore! E se é pra Ele é bem empregue! E digo-lhe mais: é uma alegria munto grandi viver aqui e isto é munto lindo munto lindo munto lindo”


Ok. Ao menos vê-se onde a Igreja anda a gastar o dinheiro das esmolas e das toneladas de cera que por lá se vendem. Só para hóstias e Lágrima era muita guita e o dinheiro parado não rende parafraseando o mais recente sex-symbol da literatura
ultra light Cristiano Ronaldo.


“Só não gosto é do Cristo que está no altar… não sei…isto até é pecado dizer…mas…”


Temos de concordar com a heresia. Aquele Cristo literalmente bronzeado, suspenso na cruz, ameaçando lançar-se dali pra cair na cabeça do fiéis, qual
Eddie Vedder tresloucado, cabelos esvoaçando ao sabor da brisa quente do mar Egeu, nariz-batata, expressão facial duvidosa e sem a coroazinha espinhosamente característica dos nossos tão familares JCs! Hum...Compreende-se a estranheza do humilde povo habituado a carnes pálidas e crucificações dolorosas. Fica realmente difícil agradar, desta feita, a gregos e romanos.

De facto, um nazareno “pouco católico”.

Eu não desgosto!!! e até acho muito interessante esta aproximação entre tão distintos mundos Cristãos. E se virmos melhor a estátua do altar até combina muito bem com aquele painel cheio de santos tipo-bizantinos que mais parece terem a cabeça enfiada num aquário. “Ah! Mas é todo em folha de ouro!!! Aquele painel custou pra lá d´uma fortuna!!” , dir-me-ao vocês e eu respondo “Ah! então tá bem! Se os santos que tem a cabeça enfiada num aquário custaram pra lá d´uma fortuna então tá giro e eu até gosto".

A dúvida persiste...Estádio ou Igreja?

E que tal OVNI? Uma nave cyclon ao estilo Enterprise ou coisa do género! Este Tombazis é um curtido... Vem para cá gozar com a gente e nós ainda lhe pagamos por isso! Bravo!!! Provavelmente o distinto arquitecto também comunga da opinião do Dr. Joaquim Fernandes e vai daí decidiu fazer um edifício bem redondinho não para exaltar a perfeição e a harmonia mas simplesmente para lembrar uma nave espacial.

Graecum est (...) e como tal ainda não percebemos muito bem o que lhe passou (e passa!) pela cabecinha. A esta hora está a passar férias em Santorini e fartinho de ser rir!

Bem-feita!

Para a próxima arranjem portugueses!!!

[Direito ao contraditório Aqui e Aqui ]

1 comentário:

Mafaldinha disse...

cabeça enfiada num aquário!!! :p
é ké mesmo! tb achei!